A seda branca, esticada no bastidor, pronta para receber as cores e os traços, é um mundo de possibilidades com as portas abertas. Às vezes, as linhas pretas ou brancas limitam até onde irá a tinta. Outras, são as cores que se encontram na superfície neutra e criam, naturalmente, novas e elegantes formas.

 

É assim que nascem as criações de Alice Graziano, nas peças de seda que pinta, uma a uma, em seu ateliê. A artista pesquisa e desenvolve, desde a década de 1990, a técnica da pintura em seda 100% pura. Cada peça é única, com estampas pensadas e trabalhadas com muito cuidado.

 

O processo de fixação da tinta é feito à vapor e a finalizado com o roulete, tudo feito de maneira artesanal. O resultado é um toque macio e delicado, com um acabamento clássico e elegante.

Alice Graziano é artista plástica e pesquisa técnicas e linguagens artesanais desde a década de 1980. Ao longo de sua carreira aprendeu técnicas de desenho, joalheria, pintura Trompe l’oeil e texturas de paredes, desenho e acrílicos sobre tela entre outras. Mas foi pela técnica de estamparia em seda pura, no Atelier Prince, que descobriu sua paixão. Seu atelier, por muitos anos, ficou localizado na cidade de Embu das Artes. Em 2013, inaugurou o Atelier Alice Graziano na Vila Madalena.